"O stress diário, o excesso de trabalho e os prazos apertados, levam-nos muitas vezes a descuidar na alimentação. Só que sem refeições saudáveis, não conseguimos angariar a energia necessária para enfrentar mais um dia de trabalho. Assim, há que fazer um esforço para manter uma dieta equilibrada, de forma a não prejudicar o rendimento. Factores negativos como o stress, variações de humor e desânimo, podem estar mesmo relacionados com uma má alimentação."

ESCOLHA QUAL CORPO VOCÊ DESEJA TER, E DECIDA QUAL ALIMENTO COMER.

ESCOLHA QUAL CORPO VOCÊ DESEJA TER, E DECIDA QUAL ALIMENTO COMER.

Welcome

Pesquisar este blog

Olha eu aqui ...





Arquivo

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Alimente-se sabendo o que está ingerindo.









Cereais: Arroz, aveia, centeio, cevada, milho, trigo, sorgo.

Feculentos: batata, batata-doce mandioca

Frutas ácidas: abacaxi, ameixa, acerola, caju, cidra, laranja, limão, lima, marmelo, nêspera, romã, tangerina.

Frutas semi-ácidas: carambola, diospiro, goiaba, maçã, maracujá, manga, morango, pêra, pêssego, uva

Frutas doces: banana, cana-de-açúcar, figo, mamão, tâmara


Frutas oleaginosas: abacate, azeitona, avelã, amêndoa, castanhas, coco, nozes

Frutas hídricas: melão, melancia

Hortaliças: Designam-se hortaliças as folhas comestíveis: alcachofra, aipo, alface, acelgas, agrião, beringela cenoura, couve, nabiça, repolho, salsa. Devem ser consumidas após a sua colheita para não perderem as vitaminas. O seu consumo evita a obstipação, estimula o funcionamento da vesícula, ajuda a regular os níveis de gordura sanguíneos, previne doenças cardiovasculares e certos tipos de cancro do aparelho digestivo

Legumes: Designam-se legumes os frutos, caules, raízes, tais como o tomate, o pepino, cebola, cenoura, nabo, beterrabas, batatas, espargos. Devem manter-se frescos e sem manchas.

Legumes Secos: as ervilhas, feijões e lentilhas têm alto valor calórico e proteína. A soja tem 40% de proteína, 20€ de lípidos.

Leguminosas: Designam-se leguminosas, os produtos hortícolas que podem ser ingeridos em verde ou em seco, tais como: ervilhas, favas, feijões, grão-de-bico, lentilhas, soja, tremoço.

Dicas Importantes:

  • A laranja lima fica amarga após uma hora de partida, o ideal para aproveitar ao máximo é comer logo depois de descascada
  • As fibras presentes tanto na casca quanto no bagaço das frutas cítricas ajudam na redução do colesterol e também melhoram o funcionamento do intestino.
  • O consumo do bagaço de frutas cítricas proporciona mais saciedade. Com elas você come menos e nem sente falta de comida.
  • As frutas cítricas ajudam o organismo a absorvem melhor o ferro. O efeito é resultado da ação da vitamina C. Por isso, sempre que comer carne tente comer alguma fruta cítrica ou tomar um suco na mesma refeição.
  • A vitamina C, presente nas frutas cítricas em maior quantidade que em outros alimentos, combate os radicais livres e o envelhecimento da pele.

Nenhum comentário:

Revista Época

Receita para emagrecer: amor próprio

Você já percebeu que muitas pessoas são viciadas em cigarro, drogas, álcool, dinheiro, poder, trabalho, sexo, comida? O que há em comum em todas essas situações? Uma resposta seria a necessidade de fugir e a outra de sentir prazer, só que infelizmente por caminhos destrutivos. Todas são maneiras de preencher um vazio interno com algo externo. Com isso, a frustração e a insatisfação permanecem, diminuindo cada vez mais a auto-estima, pois a pessoa se sente incapaz.

Estamos num momento em que a busca pelo TER infelizmente sobrepõe-se facilmente ao SER. O que acontece? Por que as pessoas acreditam que ao obterem algo material ou externo, suas vidas mudarão? Por que, mesmo apesar dessa busca incessante, há tanta ansiedade, tensão, doenças? Por que tantas pessoas infelizes, sofrendo, sentindo-se sozinhas e principalmente, com uma sensação profunda de vazio? A solidão só é sentida quando a própria pessoa se abandona. Todos podem até te abandonar, mas você não pode nunca fazer o mesmo.

Do ponto de vista emocional, qualquer fuga é negativa, pois sempre que se foge de uma situação, na verdade se está fugindo dos próprios sentimentos. Ou, o que é pior, representa uma fuga de si mesmo e do que está dentro de si, ainda que inconsciente.

Por isso, mesmo depois de ter saciado sua vontade, sentido prazer - momentâneo, claro - o vazio continua.

Resultado: frustração, angústia, insatisfação e a sensação cada vez mais forte de não ser capaz, ou seja, a auto-estima despenca e a culpa se faz presente. Você já parou para pensar qual a causa desse vazio? O que está faltando? O que está buscando de verdade? Faça uma reflexão profunda consigo mesmo e ouça a resposta.

Você pode responder que falta dinheiro, sucesso, amor, reconhecimento, aprovação, mas será que buscando preencher esse vazio com algo externo, você consegue preenchê-lo? Com certeza poderá te causar mais angústia, não é mesmo? Na verdade, falta algo básico: amor-próprio. Já pensou nisso?

E como se amar? Conhecendo-se. Afinal só podemos amar quem conhecemos. Para isso é preciso desenvolver o autoconhecimento. Isso é ter consciência de suas emoções, necessidades, saber quem você é, o que quer, o que pensa, quais são seus valores, desejos, sonhos e principalmente, o que sente.

Pergunte-se agora: "O que estou sentindo?" Qual é a resposta que vem na sua cabeça? Ouvindo a resposta, procure respeitar o que sente, agindo de acordo com esses mesmos sentimentos. Trate-se com mais carinho, seja amoroso com você, da mesma forma que seria com alguém que ama. Afinal:

"NÃO PODEMOS AMAR NINGUÉM MAIS DO QUE NOS AMAMOS,
E NÃO PODEMOS RECEBER AMOR DE ALGUÉM,
ENQUANTO NÃO RECEBERMOS O NOSSO PRÓPRIO"