Sardinhas
elas abrigam o famoso ômega-3 que ajuda na prevenção de diversos males.
“Ela contém ácido graxo ômega-3 em quantidades que não deixam nada a desejar a parentes estrangeiros, como o salmão, que levam a fama de ser as melhores fontes da substância”, garante o especialista em ciência e tecnologia dos alimentos Luiz Henrique Beirão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
“No corpo humano, essas gorduras do bem minimizam a ação nociva de compostos inflamatórios”, explica o nutrólogo Celso Cukier, do Instituto de Metabolismo e Nutrição, em São Paulo. Dessa forma, ajudam na prevenção de uma série de males que dão as caras em locais díspares como o coração, o intestino e as articulações. Sem falar que ainda entram na constituição da retina e da massa cinzenta. Recentemente, um trabalho da UFSC analisou as quantidades de ômega-3 em diversos peixes da costa brasileira. E adivinhe... “A sardinha foi a campeã de EPA, ficando à frente de pescados como o bonito e o atum”, confirma Visentainer, um dos responsáveis pela avaliação.
Finalmente, como qualquer peixe que se preze, ela é fonte de proteínas de excelente qualidade, ideal para manter os músculos em dia, e fósforo, um mineral que participa da mineralização dos ossos. Portanto, não faltam motivos para que se inclua essa aventureira dos mares no cardápio. Duas ou três vezes por semana é o suficiente. A versão em lata é uma alternativa válida de vez em quando, até pela praticidade. Só repare em um senão: em conserva, o peixe geralmente vem imerso em óleos ou molho de tomate. “Evite a primeira opção. Ela é fonte de ômega-6, gordura típica da alimentação ocidental e que, em excesso, provoca inflamações”, orienta Cukier. Diante de tantos benefícios, é hora de investir em seus dotes culinários, abusar da criatividade e servir a sardinha à mesa. Vale assada, ensopada ou recheada — Nós, aliás, ensinamos uma receita assim. Clique aqui e confira!
O QUE É QUE A SARDINHA TAMBÉM TEM
Calorias 164
Fósforo 578 mg
Zinco 1,8 mg
Ferro 1,3 mg
Cálcio 438 mg
(em 100 gramas, que equivalem a três unidades)
O RANKING DO ÔMEGA-3
Veja a posição que a sardinha ocupa nessa disputa

Fonte:http://saude.abril.com.br/edicoes/0303/nutricao/conteudo_352137.shtml

1 kg de sardinhas fresca (fechada, limpa e sem cabeça)
1/2 xícara (chá) de óleo
1/2 xícara (chá) de azeite
1 copo de vinagre
1 xícara (chá) de água
8 tomates maduros em fatias
3 cebolas médias fatiadas em anéis
2 dentes de alho fatiados (bem fininhos)
3 raminhos de salsa
sal q.b
pimenta-do-reino q.b
ervas finas q.b (opcional)
Em uma panela de pressão coloque uma camada de tomate fatiado, uma camada de anéis de cebola, uma camada de sardinha, salpique os temperos e volte a repetir as camadas.
Fonte: http://pt.petitchef.com/receitas/sardinhas-assadas-no-forno-fid-305480

Nenhum comentário:
Postar um comentário