"O stress diário, o excesso de trabalho e os prazos apertados, levam-nos muitas vezes a descuidar na alimentação. Só que sem refeições saudáveis, não conseguimos angariar a energia necessária para enfrentar mais um dia de trabalho. Assim, há que fazer um esforço para manter uma dieta equilibrada, de forma a não prejudicar o rendimento. Factores negativos como o stress, variações de humor e desânimo, podem estar mesmo relacionados com uma má alimentação."

ESCOLHA QUAL CORPO VOCÊ DESEJA TER, E DECIDA QUAL ALIMENTO COMER.

ESCOLHA QUAL CORPO VOCÊ DESEJA TER, E DECIDA QUAL ALIMENTO COMER.

Welcome

Pesquisar este blog

Olha eu aqui ...





Arquivo

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

GORDURAS


Gordura TRANS

 Presente em: margarina, biscoito, sorvete etc...
A nutróloga Alice Amaral explica que as gorduras trans possuem uma ação semelhante às de origem animal e, portanto, são capazes de aumentar o nível do colesterol ruim, o LDL. "Com a ingestão exagerada desses alimentos, crescem também os riscos cardiovasculares", esclarece. Ainda assim, as trans possuem uma ação teratogênica, ou seja, auxiliam na formação de células cancerígenas. 


VEGETAIS
As gorduras vegetais foram "criadas" para substituir as animais, reduzindo o custo dos alimentos industrializados.
Os óleos mais saudável, são : óleo de girassol, de oliva extra virgem.


Até onde o Azeite faz bem à Saúde?
Usado inicialmente como combustível para lamparinas, o azeite foi ganhando fama ao longo dos tempos e, hoje, é apreciado não só pelos amantes da boa cozinha, como por todos que preservam bons hábitos alimentares.

Rico em gordura monoinsaturada, compostos fenólicos (antioxidantes) e vitamina E, o óleo das azeitonas é alvo de diversos estudos científicos e conquistou o posto de alimento funcional - capaz de prevenir e tratar problemas de saúde. Ele melhora o perfil de gordura no sangue, pois aumenta o nível de HDL (bom colesterol) e diminui o de LDL (colesterol ruim). Por ser composto de gordura monoinsaturada, também ajuda a controlar a pressão sanguínea e a diminuir a formação de placas nas artérias.

Apesar de todas as qualidades, infelizmente seu consumo é restrito. O
extravirgem deve ser usado apenas em saladas, molhos frios, fatias de pão fresco, e sobre o macarrão e a sopa recém-servidos. Quando aquecidos, os óleos vegetais, como o azeite, perdem suas características benéficas, sendo que os mesmos são compostos por lipídeos monoinsaturados, ou seja, compostos apenas por uma saturação da molécula, prevenindo assim o colesterol alto e doenças cardiovasculares. Além disso, ao ser aquecido muda também a saturação, apresentando assim as mesmas propriedades das gorduras animais, causando malefícios a saúde. Ao aquecer essas gorduras, liberam uma substância chamada acroleína, que pode causar irritação ao estômago.

Para fazer frituras, refogados ou levar ao forno, é preferível usar óleo vegetal. O óleo de
canola é a melhor opção, pois também faz bem à saúde e resiste melhor ao calor. 

Os benefícios do azeite de oliva extra virgem.

A maior concentração de vitamina E e de compostos fenólicos do azeite de oliva extra virgem tornam ainda mais especial para a saúde.
Após três meses de estudo foi possível identificar que capacidade de oxidação das LDL foi significativamente maior para os usuários do azeite de oliva refinado. Já os consumidores de extra virgem foram protegidos pelos antioxidantes.
Boa parte da gordura da dieta do mediterrâneo é proveniente do azeite de oliva, que protegem as LDL-colesterol da oxidação e, consequentemente, do desenvolvimento da aterosclerose. E mais: quando as membranas celulares têm maior concentração de ácidos graxos monoinsaturados, encontrado no azeite de oliva, elas são menos suscetíveis a oxidação pelos radicais livres. Quem sofre de enxaqueca deve ficar longe de gorduras. Certo? Em parte: deve ficar longe de algumas gorduras sim, deve ficar longe de frituras sim, mas deve, sem dúvida, consumir outras. Por incrível que pareça, a gordura é muito importante para o funcionamento do organismo.
Sempre aconselho meus pacientes a consumirem o azeite de oliva extra virgem, em lugar de outros óleos vegetais, manteiga ou margarina.
O azeite extra virgem tem propriedades antinflamatórias, mas por favor, não abuse da quantidade, nem submeta a temperaturas muito altas, como é o caso das frituras. Utilize-o no lugar do óleo comum, para assar, cozinhar e refogar. Guarde seu azeite em lugar fresco (geladeira) e ao abrigo da luz (envolto em papel de alumínio), caso contrário ele vai oxidando, perdendo a propiedade medicinal, antinflamatória, e adquirindo uma ação pró-inflamatória, igual à dos óleos "proibidos" da dieta.
Quanto mais novo o azeite, melhor, pois sofreu menos tempo de exposição à luz e ao calor, portanto menos oxidação. Observe atentamente os rótulos, e compre azeites com data de fabricação o quanto mais recente, e prazo de validade o quanto mais distante.
Lembre-se sempre, que ao manipular estas substâncias, no caso estes óleos, tão influentes na saúde como um todo, é preciso também que a quantidade seja modesta. Apesar da sua importância, mais não é sinônimo de melhor!
 O grande problema das frituras é o óleo que tende a saturar quando utilizado em temperaturas incorretas. É a partir desse momento que o alimento frito deixa de ser saudável. Porém, dependendo das condições em que a fritura for realizada, existe uma redução dos malefícios. Óleo novo, temperatura controlada para que este não sature (queime), temperatura correta para não encharcar o ingrediente que esta sendo frito e escorrer bem após a fritura, podem ajudar.
Responsável pelo aspecto vistoso dos pratos, a gordura vegetal é tão prejudicial à saúde quanto a gordura de origem animal
Com certeza você já comeu uma batatinha sequinha, crocante, daquelas de dar água-na-boca. E, além de saboreá-la, certamente, você pensou: "essa batata é mais saudável, porque está com menos gordura". Certo? Não, errado. Os alimentos enxutinhos, que se parecem com comidas de cinema, carregam consigo um veneno para a saúde: a gordura hidrogenada vegetal. Ela é responsável por este aspecto vistoso nos pratos do dia-a-dia, mas, ao contrário do que muitos pensam, "é tão prejudicial à saúde quanto a gordura de origem animal, ou seja, a gordura saturada", afirma o nutricionista . Em geral, todos os produtos industrializados contém gordura hidrogenada, como é o caso dos biscoitos, bolos, chocolates, sorvetes, margarinas, salgadinhos, empanados, comidas de fast-food, coberturas, molhos de salada, maionese, rocamboles, cookies e rosquinhas.
Renato Moreira Nunes.





Nenhum comentário:

Revista Época

Receita para emagrecer: amor próprio

Você já percebeu que muitas pessoas são viciadas em cigarro, drogas, álcool, dinheiro, poder, trabalho, sexo, comida? O que há em comum em todas essas situações? Uma resposta seria a necessidade de fugir e a outra de sentir prazer, só que infelizmente por caminhos destrutivos. Todas são maneiras de preencher um vazio interno com algo externo. Com isso, a frustração e a insatisfação permanecem, diminuindo cada vez mais a auto-estima, pois a pessoa se sente incapaz.

Estamos num momento em que a busca pelo TER infelizmente sobrepõe-se facilmente ao SER. O que acontece? Por que as pessoas acreditam que ao obterem algo material ou externo, suas vidas mudarão? Por que, mesmo apesar dessa busca incessante, há tanta ansiedade, tensão, doenças? Por que tantas pessoas infelizes, sofrendo, sentindo-se sozinhas e principalmente, com uma sensação profunda de vazio? A solidão só é sentida quando a própria pessoa se abandona. Todos podem até te abandonar, mas você não pode nunca fazer o mesmo.

Do ponto de vista emocional, qualquer fuga é negativa, pois sempre que se foge de uma situação, na verdade se está fugindo dos próprios sentimentos. Ou, o que é pior, representa uma fuga de si mesmo e do que está dentro de si, ainda que inconsciente.

Por isso, mesmo depois de ter saciado sua vontade, sentido prazer - momentâneo, claro - o vazio continua.

Resultado: frustração, angústia, insatisfação e a sensação cada vez mais forte de não ser capaz, ou seja, a auto-estima despenca e a culpa se faz presente. Você já parou para pensar qual a causa desse vazio? O que está faltando? O que está buscando de verdade? Faça uma reflexão profunda consigo mesmo e ouça a resposta.

Você pode responder que falta dinheiro, sucesso, amor, reconhecimento, aprovação, mas será que buscando preencher esse vazio com algo externo, você consegue preenchê-lo? Com certeza poderá te causar mais angústia, não é mesmo? Na verdade, falta algo básico: amor-próprio. Já pensou nisso?

E como se amar? Conhecendo-se. Afinal só podemos amar quem conhecemos. Para isso é preciso desenvolver o autoconhecimento. Isso é ter consciência de suas emoções, necessidades, saber quem você é, o que quer, o que pensa, quais são seus valores, desejos, sonhos e principalmente, o que sente.

Pergunte-se agora: "O que estou sentindo?" Qual é a resposta que vem na sua cabeça? Ouvindo a resposta, procure respeitar o que sente, agindo de acordo com esses mesmos sentimentos. Trate-se com mais carinho, seja amoroso com você, da mesma forma que seria com alguém que ama. Afinal:

"NÃO PODEMOS AMAR NINGUÉM MAIS DO QUE NOS AMAMOS,
E NÃO PODEMOS RECEBER AMOR DE ALGUÉM,
ENQUANTO NÃO RECEBERMOS O NOSSO PRÓPRIO"