A gastrite caracteriza-se por uma inflamação da mucosa gástrica, geralmente manifestada por náuseas, vômito, hemorragia, dor, mal estar.
Crises ocorrem muito freqüentemente após ingestão de alimentos específicos para os quais o indivíduo já tem sensibilidade aumentada, comer muito rapidamente, comer após emoções fortes, ou quando o indivíduo se encontra muito cansado.
Excesso de álcool, tabaco ou alimentos muito condimentados podem ser fatores desencadeantes de crises de gastrite.
Segue abaixo uma orientação dietética:
Alimentos proibidos:
- Alimentos gordurosos e frituras em geral
- Frutas ácidas (laranja, abacaxi, limão, morango, damasco, pêssego, cereja, kiwi)
- Temperos (vinagre, pimenta, molho inglês, massa de tomate, molhos industrializados, katchup, mostarda, caldos concentrados, molho tártaro), picles
- Doces concentrados (goiabada, marmelada, doce de leite, cocada, pé-de-moleque, geleia, compotas)
- Frutas secas e cristalizadas
- Frutas oleaginosas (nozes, avelã, coco, amêndoa, castanha de caju e do pará, amendoim, pistache)
- Feijão e outras leguminosas
- Pepino, tomate, couve, couve-flor, brócolis,
repolho, pimentão, nabo, rabanete
- Café, chá preto, mate e chocolate
- Lingüiça, salsicha , patês, mortadela, presunto, bacon, carne de porco, carnes gordas, alimentos enlatados e em conserva
- Bebidas alcoólicas e gasosas
Alimentos permitidos:
- Leite, queijo fresco, ricota
- Chá de camomila, erva-doce, erva-cidreira, melissa, espinheira santa
- Sopas magras
- Carnes magras desfiadas, picadas, moídas, ensopadas, cozidas, assadas, grelhadas
- Ovos cozidos, poches quentes
- Verduras e legumes bem cozidos
- Frutas (exceto as mencionadas acima)
- Pães brancos, bolachas maria, maizena e água e sal
- Arroz, macarrão simples
- Batata, mandioca, mandioquinha cozidos.
Recomendação importante:
- Não ficar por mais de 3 horas sem se alimentar.
Para fazer uma boa digestão:
-A digestão alimentar se inicia com uma boa mastigação, além de auxiliar no emagrecimento devido acionar o “centro” de saciedade do organismo.
-Procure sempre sentar-se a mesa para realizar suas refeições sem pressa, isto é, procure dar mais atenção a sua mastigação e coma com maior tranquilidade. Além disso, evite exageros.
-Evite a ingestão de alimentos muito ácidos, salgados e/ou picantes, pois estes tipos de alimentos podem causar agressão ou irritação a mucosa do estômago.
-Passe a ingerir alimentos integrais devido a maior quantidade de nutrientes, no qual consequentemente proporciona maior disposição. Quais alimentos? Biscoitos, Paes, arroz, torradas e outros.
-É recomendado que você faça refeições no intervalo de quatro horas, pois seu metabolismo fazendo com que você não desconte toda sua fome na próxima refeição.
-O almoço deverá ser sua refeição mais completa do dia, e o jantar deve passar a ser uma refeição leve não ultrapassando das oito horas da noite.
-Beba líquido com meia hora de antecedência ou uma hora após a cada grande refeição, como o almoço e jantar.
-Aumente a ingestão de fibras através de aveia, linhaça, gérmen de trigo, quinua, soja e outros alimentos.
-Beba aproximadamente dois litros de água diariamente.
-Beba chás digestivos como de hortelã, erva-doce, camomila, e entre outros, sendo que se possível beba algum destes chás 30 minutos antes do almoço ou jantar.
-Passe a ingerir em maior quantidade alimentos de fácil digestão, como as frutas, sendo que todas são indicadas.
-Evite a ingestão de bebidas alcoólicas, pois acelera o processo de envelhecimento, auxilia no ganho de peso e agride o estômago.
-Pratique regularmente atividade física.
-Procure sempre ficar calmo (a) e sem estresse, nem que para isso você tenha que realizar alguma atividade, como ler um livro, praticar ioga, caminhar, dormir, enfim, acalma-se.
para que você tenha saúde todos os dias, veja alguns motivos de beber água para que seu organismo esteja acompanhado de uma boa saúde. Confira e refresque-se com água: -Facilita a digestão: isso mesmo, a água auxilia na formação de enzimas (substâncias que realizam a reação química no organismo), além do suco gástrico e saliva.
-Redução de infecções: mantendo hidratado (a) seu corpo estará nutrido pelo sangue, além de que seu organismo realizará o transporte de minerais, como o ferro que tem grande importância no organismo em um todo, fortalecer as defesas.
-Diminui o inchaço: estando mal hidratado (a) o volume de sangue diminui, onde assim as vitaminas e os minerais são carregados lentamente até chegar às células no que resulta em pele, cabelo e unhas. Estando hidratado (a) sua pele fica mais bonita, unhas e cabelo mais fortes, além de que seu organismo não reterá sódio, o responsável pelo inchaço.
-Melhora a performance nas atividades físicas: a água faz com que as fibras musculares fiquem “azeitadas” onde consequentemente deslizam com maior facilidade reduzindo assim, o risco de contusões e cãibras.
-Temperatura do organismo adequada: é através da transpiração que nosso organismo não entra em colapso com grandes modificações de temperatura e também faz com que nosso organismo se adapte em diferentes ambientes.
-Previne a celulite e também desintoxica: isso mesmo, grande parte das toxinas é expelida de nosso organismo através do suor e urina, onde por dia é eliminado cerca de um litro e meio de urina, e aproximadamente um copo de água através da transpiração. Caso não haja hidratação suficiente este processo de expulsão das toxinas fica comprometido, além de sua saúde. A água tem a finalidade também de amolecer as fezes, isto é, facilita a eliminação delas, e a união destes fatores faz com que a circulação sanguínea melhore e previne assim, o surgimento de celulite. -Melhor absorção de nutrientes: o sangue carrega glicose e outros nutrientes para as células, sendo este o processo de alimentação das células, onde com a hidratação ideal proporciona o volume adequado de sangue para a transportação dos nutrientes. Mas para serem absorvidos estes nutrientes necessitam de água, como no caso do complexo B e vitaminas C, que tem a função de aumentar a defesa do organismo.
-Auxilia no emagrecimento: a água ajuda a emagrecer principalmente quando é ingerida juntamente com fibras solúveis, como as encontradas na aveia e frutas, onde em contato com a água estas fibras incham forma uma espécie de esponja dando a sensação de saciedade. A água tem o poder de enganar o estomago temporariamente, pois com não sofre nem absorção e nem digestão, a sensação de saciedade desaparece rapidamente e a fome volta novamente.