"O stress diário, o excesso de trabalho e os prazos apertados, levam-nos muitas vezes a descuidar na alimentação. Só que sem refeições saudáveis, não conseguimos angariar a energia necessária para enfrentar mais um dia de trabalho. Assim, há que fazer um esforço para manter uma dieta equilibrada, de forma a não prejudicar o rendimento. Factores negativos como o stress, variações de humor e desânimo, podem estar mesmo relacionados com uma má alimentação."

ESCOLHA QUAL CORPO VOCÊ DESEJA TER, E DECIDA QUAL ALIMENTO COMER.

ESCOLHA QUAL CORPO VOCÊ DESEJA TER, E DECIDA QUAL ALIMENTO COMER.

Welcome

Pesquisar este blog

Olha eu aqui ...





Arquivo

terça-feira, 29 de março de 2011

Combinação certa para as frutas



Frutas Doces: Banana, mamão, figo, tâmara etc.
Frutas Ácidas: Abacaxi, laranja, maracujá etc.
Frutas Semi-ácidas: Caqui, uva, maçã, pêra, kiwi, manga etc.
Frutas Solitárias: Melancia e Melão, assim classificadas porque se misturadas com outras frutas elas tornam-se indigestas.

Frutas Oleaginosas: Abacate, côco, azeitona etc.

Frutas Secas: Nozes, avelã, amêndoas etc.
.
Ao fazermos uma salada de frutas podemos misturar as frutas doces com as semi-ácidas. As frutas ácidas não são indicadas para a salada, por isso o caldo desta não deve ser de laranja, porque acidifica todas as outras frutas. Experimente usar água de côco verde ou suco de uva. A água de côco verde é muito nutritiva e contém propriedades semelhantes ao leite materno.

O suco de uva é vaso dilatador, ajuda a baixar a pressão arterial e é puro flavonóide, ajudando na reposição hormonal de forma natural.

O suco de melancia batido com as sementes é bom para aliviar os sintomas da TPM, além de ser bastante diurético, sem eliminar os sais minerais.

O abacate não deve ser usado com leite. Experimente bater com água, suco de limão e mel, fica uma delícia.

O suco de laranja não combina com amido, ex: suco de laranja com sanduiche,  a acidez da laranja quando junta com o amido, tem efeito de uma bomba, acidifica, fermenta, faz gases.

Sugestão de alguns sucos:

Abacaxi, gengibre e hortelã
Manga, damasco seco, hortelã
Água de côco verde, kiwi, couve

Maracujá e hortelã,  coloque um pouco de iogurte natural para cortar a acidez da fruta, mais atenção nunca use mel junto com iogurte pois fermenta e provoca azia. Adoce o suco com melaço ou açúcar mascavo. O suco que não tiver iogurte pode adoçar com mel que faz bem para saúde.

Para finalizar, um suco para o Sistema Imunológico, principalmente quando a pessoa está fazendo radioterapia, quimioterapia, raios-X, medicamentos controlados, e ajuda o  nosso organismo a se fortalecer contra a gripe.
Bata no liquidificador 1 xícara de inhame cru cortado e descascado, 1 xícara de mamão picado, 1/2 copo de água, suco de 1 limão, 1 colher de sobremesa de linhaça, não é farinha da linhaça é a própria semente que deve ser triturada junto com o suco. Beba imediatamente após bater.

Use a sua criatividade, não esquecendo de fazer a combinação certa.

Fonte: Lúcia Brandão
Terapeuta Holística e Consultora em bem Estar e Qualidade de Vida Alimentar e Culinarista.

Nenhum comentário:

Revista Época

Receita para emagrecer: amor próprio

Você já percebeu que muitas pessoas são viciadas em cigarro, drogas, álcool, dinheiro, poder, trabalho, sexo, comida? O que há em comum em todas essas situações? Uma resposta seria a necessidade de fugir e a outra de sentir prazer, só que infelizmente por caminhos destrutivos. Todas são maneiras de preencher um vazio interno com algo externo. Com isso, a frustração e a insatisfação permanecem, diminuindo cada vez mais a auto-estima, pois a pessoa se sente incapaz.

Estamos num momento em que a busca pelo TER infelizmente sobrepõe-se facilmente ao SER. O que acontece? Por que as pessoas acreditam que ao obterem algo material ou externo, suas vidas mudarão? Por que, mesmo apesar dessa busca incessante, há tanta ansiedade, tensão, doenças? Por que tantas pessoas infelizes, sofrendo, sentindo-se sozinhas e principalmente, com uma sensação profunda de vazio? A solidão só é sentida quando a própria pessoa se abandona. Todos podem até te abandonar, mas você não pode nunca fazer o mesmo.

Do ponto de vista emocional, qualquer fuga é negativa, pois sempre que se foge de uma situação, na verdade se está fugindo dos próprios sentimentos. Ou, o que é pior, representa uma fuga de si mesmo e do que está dentro de si, ainda que inconsciente.

Por isso, mesmo depois de ter saciado sua vontade, sentido prazer - momentâneo, claro - o vazio continua.

Resultado: frustração, angústia, insatisfação e a sensação cada vez mais forte de não ser capaz, ou seja, a auto-estima despenca e a culpa se faz presente. Você já parou para pensar qual a causa desse vazio? O que está faltando? O que está buscando de verdade? Faça uma reflexão profunda consigo mesmo e ouça a resposta.

Você pode responder que falta dinheiro, sucesso, amor, reconhecimento, aprovação, mas será que buscando preencher esse vazio com algo externo, você consegue preenchê-lo? Com certeza poderá te causar mais angústia, não é mesmo? Na verdade, falta algo básico: amor-próprio. Já pensou nisso?

E como se amar? Conhecendo-se. Afinal só podemos amar quem conhecemos. Para isso é preciso desenvolver o autoconhecimento. Isso é ter consciência de suas emoções, necessidades, saber quem você é, o que quer, o que pensa, quais são seus valores, desejos, sonhos e principalmente, o que sente.

Pergunte-se agora: "O que estou sentindo?" Qual é a resposta que vem na sua cabeça? Ouvindo a resposta, procure respeitar o que sente, agindo de acordo com esses mesmos sentimentos. Trate-se com mais carinho, seja amoroso com você, da mesma forma que seria com alguém que ama. Afinal:

"NÃO PODEMOS AMAR NINGUÉM MAIS DO QUE NOS AMAMOS,
E NÃO PODEMOS RECEBER AMOR DE ALGUÉM,
ENQUANTO NÃO RECEBERMOS O NOSSO PRÓPRIO"