"O stress diário, o excesso de trabalho e os prazos apertados, levam-nos muitas vezes a descuidar na alimentação. Só que sem refeições saudáveis, não conseguimos angariar a energia necessária para enfrentar mais um dia de trabalho. Assim, há que fazer um esforço para manter uma dieta equilibrada, de forma a não prejudicar o rendimento. Factores negativos como o stress, variações de humor e desânimo, podem estar mesmo relacionados com uma má alimentação."

ESCOLHA QUAL CORPO VOCÊ DESEJA TER, E DECIDA QUAL ALIMENTO COMER.

ESCOLHA QUAL CORPO VOCÊ DESEJA TER, E DECIDA QUAL ALIMENTO COMER.

Welcome

Pesquisar este blog

Olha eu aqui ...





Arquivo

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

É bom saber !! Algumas dicas e informações interessantes



ÁGUA ESBRANQUIÇADA NÃO SIGNIFICA EXCESSO DE CLORO.
Quando a água apresenta coloração esbranquiçada, não fique preocupado.
O que acontece é que a pressão da rede provoca a formação de microbolhas de ar que favorecem esse aspecto.
Mas ela pode ser consumida sem riscos para a sua saúde.
Se a água ficar em repouso por alguns instantes, no copo ou vasilhame, a coloração esbranquiçada desaparece.








Onde jogar o óleo das frituras em casa ?






Mesmo que não façamos muitas frituras, quando o fazemos, jogamos o óleo na pia ou por outro ralo, certo?


Este é um dos maiores erros que podemos cometer.


Por que fazemos isto, perguntam vocês.


Porque infelizmente ninguém nos diz como fazer, ou não nos informamos.


Sendo assim, o melhor que tem a fazer é colocar os óleos utilizados numa daquelas garrafas de plástico (por exemplo, as garrafas pet de refrigerantes), fechá-las e colocá-las no lixo normal (ou seja, o orgânico).





Todo lixo orgânico que colocamos nos sacos vai para um local onde são abertos e triados.


Assim, as nossas garrafinhas são abertas e vazadas no local adequado, em vez de irem juntamente com os esgotos para uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), e ser necessário dispender milhares de reais a mais para o seu tratamento.


UM LITRO DE ÓLEO, CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos.


De nada adianta criticar os responsáveis pela poluição da Baía da Guanabara (RJ), rio Paraíba (PB), Bacia do Tietê (SP) etc....


Se não fizermos a nossa parte será muito difícil.















Você sabe a diferença entre os tipos de açúcares?Você sabia que por mais que as calorias dos diferentes tipos de açúcares sejam as mesmas, a composição nutricional difere e muito?

Isso mesmo, quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e minerais ele contêm, isto por que ele não passa por processos químicos, estando em seu estado natural.

A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos no processo de fabricação, ou seja, o refinamento.

O açúcar mais empregado na alimentação é a sacarose, dissacarídeo formado por glicose e frutose, encontrada principalmente na cana-de-açúcar e beterraba. Presente também em frutas, vegetais e mel.

A sacarose é obtida da cana-de-açúcar pode ser comercializada como açúcar cristal, refinado, mascavo ou orgânico.

O açúcar refinado é processado a partir do melado de cana ou do açúcar mascavo. O produto, que inicialmente é marrom, recebe adição de gás sulfídrico e outras substâncias químicas para ficar claro. Nesse processo, o açúcar refinado perde vitaminas e sais minerais.

O açúcar mascavo, também é extraído da cana de açúcar, porém não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minerais.

O açúcar demerara é um tipo de açúcar cristal, mas mais escuro porque não sofre processo de branqueamento. Apresenta valores nutricionais similares ao açúcar mascavo.

O açúcar orgânico é um açúcar onde no plantio da cana não são usados adubos nem fertilizantes químicos. O processo de industrialização é livre de cal, enxofre, ácido fosfórico, folímetro e outros elementos adicionados ao produto refinado. Além disso, a embalagem do produto é biodegradável. Tem valores nutricionais similares ao mascavo.




A frutose é extraída das frutas, fornece a mesma quantidade de calorias que o açúcar refinado. A grande diferença é o seu "poder de adoçar", 33% maior que o açúcar comum.

O açúcar cristal é o mesmo que o refinado, porém o cristal possui mais nutrientes pelo fato de possuir menos aditivo.

O açúcar refinado é peneirado para separar os aglomerados e obter a uniformidade dos cristais. Da parte mais fina é extraído o açúcar de confeiteiro e do restante, obtém-se o açúcar refinado.

O açúcar light surge da combinação (mistura) do açúcar refinado com adoçantes dietéticos, como o aspartame, o ciclamato e a sacarina, os quais quadruplicam o poder de adoçar do açúcar puro.

É muito importante seguir um plano de alimentação equilibrada não se prendendo apenas as calorias e sim a todas as propriedades nutricionais.
Thaís Navarro Caldeira é Nutricionista graduada pela Universidade Paulista. Presta serviços de Atendimento Nutricional e Consultoria de Controle de Qualidade para empresas alimentícias. Escreve semanalmente para o Portal Cidade Saudável.




Por que os Alimentos Integrais são mais saudáveis?




Os Alimentos integrais são aqueles que não passaram pelo processo de refinamento, eles possuem uma película protetora dos grãos rica em fibras, vitaminas, minerais, e fitoquímicos, que são substâncias que ajudam no combate de doenças.

Desta maneira, estes alimentos se tornam bem mais nutritivos e benéficos do que os refinados.

Encontramos uma variedade grande destes alimentos nos Supermercados e Feiras, como o arroz integral, aveia, açúcar mascavo, massas com trigo integral, pipoca, pão com trigo integral, semente de linhaça e cereais em geral.

As fibras são de grande importância para o bom funcionamento do sistema digestivo, auxiliando no bom funcionamento intestinal e na absorção de nutrientes. Entre as inúmeras funções que desempenham, colaboram para o emagrecimento, pois aumentam de volume no estômago em até sete vezes, aumentando o tempo de esvaziamento gástrico, trazendo sensação de saciedade e ajudando na ingestão de menor quantidade de outros alimentos.

A elevada capacidade de reter água junto ao seu baixo poder energético, contribuem na diminuição da densidade calórica da dieta, e por ser necessária o aumento da mastigação, consequentemente aumenta o tempo da ingestão dos alimentos, estimulando a secreção salivar e de suco gástrico, aumentando a plenitude.

As fibras são consideradas alimentos funcionais, por prevenirem várias patologias como a constipação intestinal a diverticulose, a diverticulite e as hemorróidas, os problemas cardiovasculares e o câncer de cólon.

Entretanto, o consumo exagerado de fibras pode dificultar a absorção de alguns minerais, a recomendação de ingestão diária é de 25g a 35g de fibras.

É muito importante o acompanhamento de um profissional especializado para elaborar um cardápio rico nesses alimentos, porém nas quantidades específicas de acordo com a individualidade do paciente.
Thaís Navarro Caldeira é Nutricionista graduada pela Universidade Paulista. Presta serviços de Atendimento Nutricional e Consultoria de Controle de Qualidade para empresas alimentícias. Escreve semanalmente para o Portal Cidade Saudável.







AVEIA, ALIMENTO FUNCIONAL E NUTRITIVO











A aveia é um cereal integral muito nutritivo, dentre a sua composição encontramos ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras insolúveis.



As fibras insolúveis não se dissolvem na água nem na mastigação, servindo como um quelante das substâncias tóxicas, isto é, ela se gruda a estas substâncias, transportando as mesmas para fora do organismo, auxiliando no bom funcionamento intestinal, diminuindo a absorção de colesterol total e LDL, que é o colesterol ruim, tendo efeito de proteção para o coração.



Além desses benefícios as fibras insolúveis, reduzem o risco de desenvolvimento de câncer de intestino e retardam o esvaziamento gástrico, que tem como resultado uma maior saciedade. Quando entram em contato com a água formam géis que tornam o bolo fecal maior e mais viscoso e, com isso, ocorre uma menor absorção de substâncias presentes neste bolo, como glicose e colesterol, devido a uma menor ação de enzimas digestivas, auxiliando na redução de peso.



Com a ingestão da Aveia e outras fontes de fibras insolúveis, como o farelo de trigo, grãos integrais, nozes, casacas de fruta, a absorção da glicose presente nos alimentos se torna mais lenta, permitindo assim o controle de Triglicérides e diabetes.



Uma dica para aquele paciente diabético que quer ingerir um alimento com índice glicêmico alto, como a banana, por exemplo, é acrescentar uma colher de aveia para que sua absorção seja mais lenta na corrente sanguínea.











Além de todos esses benefícios, os cereais também são essenciais para o crescimento das crianças, devendo estar presentes em grandes quantidades nas refeições.



A recomendação de fibras na dieta varia entre 20 e 30 g por dia que pode ser adquirida através de uma alimentação rica em cereais integrais como a aveia, frutas, legumes e leguminosas.

É muito importante o acompanhamento de um profissional especializado para personalizar a dieta de acordo com as necessidades individuais, garantindo assim a dieta específica respeitando o metabolismo, fatores genéticos, fatores sócio - econômicos e outras particularidades do paciente.
Thaís Navarro Caldeira é Nutricionista graduada pela Universidade Paulista. Presta serviços de Atendimento Nutricional e Consultoria de Controle de Qualidade para empresas alimentícias. Escreve semanalmente para o Portal Cidade Saudável.

E-mail: nutricionista@cidadesaudavel.com.












O sal




Não consuma sal refinado, use sal marinho.


O sal de cozinha comum é utilizado, há séculos, como tempero dos alimentos e é um constituinte essencial da dieta humana. Porém, por ser refinado, não apresenta em sua composição o mesmo conteúdo em minerais que o sal marinho, tal como é obtido diretamente do mar. O sal marinho recebe a adição de iodo, ajudando, assim, a prevenção de doenças relacionadas a glândula tireóide.






Arroz com feijão







Combinação perfeita! O arroz e feijão, que não falta no prato da maioria dos brasileiros, é a combinação perfeita em termos de valores nutricionais.

O arroz é um alimento rico em vitaminas do complexo B , proteínas e ferro e pelo fato de fazer parte do grupo dos carboidratos, sendo rico em amido, nos fornece energia e auxilia na absorção de proteína.

O feijão é o alimento de origem vegetal que contém mais proteína , também é fonte de vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco e outros minerais essenciais.

Embora o feijão seja rico em ferro, nosso organismo só absorve 10% de ferro de alimentos de origem vegetal, o ideal, é ingerir um suco fonte de vitamina C junto com a alimentação como laranja, limão, morango, pois a vitamina C ajuda a aumentar a absorção do ferro.

A combinação do arroz com feijão é perfeita, pois os dois fornecem aminoácidos responsáveis pelo desenvolvimento dos músculos, da pele, cabelos, unhas, ossos e cicatrização.

O único aminoácido que não contêm no arroz,a lisina, é encontrado no feijão, e a metionina, abundante no arroz, não é encontrada no feijão, tornando a combinação dos dois perfeita, onde um completa o outro.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o arroz e feijão na proporção certa não engorda, o problema está nos excessos e nas combinações desastrosas, como o acréscimo exagerado de farofa, batata, frituras, etc..








Você sabe a diferença entre os Adoçantes?




Algumas pessoas têm dúvidas sobre os adoçantes, quais as diferenças, como utilizar, se servem para culinária, etc..

Os adoçantes na maioria das vezes são compostos por edulcorantes, que são substâncias que podem ser calóricos ou não calóricos podendo ser artificiais ou naturais.

Adoçantes Calóricos: Aqueles que são compostos por Lactose, frutose, maltodextrina ou aspartame.

Adoçantes Não-Calóricos: Aqueles que são compostos por Ciclamato, sacarina, sucralose ou Stevia.

Adoçantes Artificiais:

Sacarina: A sacarina serve para adoçar tanto os alimentos quentes como frios.

Aspartame: Seu valor calórico é de 4 Kcal/g, porém ele tem alto poder adoçante, sendo necessário pequenas quantidades para atingir o poder adoçante. O aspartame perde suas propriedades quando submetido a altas temperaturas, não podendo assim ser utilizado para a culinária.

Sucralose: Este não perde propriedades nenhuma quando submetido a temperatura alta, pode ser utilizado para culinária.

Adoçantes Naturais:

Frutose: Extraída das frutas e do mel. É mais doce que a sacarose (açúcar refinado) Apresenta 4 Kcal/g e provoca cáries. Diabéticos devem utilizá-la com orientação do médico ou nutricionista.

Sorbitol: Encontrado na nas frutas e algas marinhas. Possui 4 Kcal/g , e as pessoas com diabetes só devem utilizá-lo com orientação médica ou nutricionista. Não perde suas propriedades quando submetido a altas temperaturas.








Manitol: Encontrado em vegetais e algas marinhas , não perde suas propriedades quando submetido a altas temperaturas.

Esteovídeo: Possui o poder adoçante superior à sacarose. Extraído da planta Stevia Rebaudiana, precisa ficar muito atento na composição, pois esses adoçantes normalmente são misturados a sacarose, frutose, glucose, lactose, maltose, sorbitol, manitol, aspartame, ciclamato, sacarina ou xylitol para melhorar o seu sabor .Não perde suas propriedades quando submetido a altas temperaturas. Não contém calorias.

Composição dos adoçante líquidos: sacarina, ciclamato, aspartame, stévia, etc,

Composição dos adoçantes em pó em envelopinhos: sacarina, ciclamato, aspartame, stévia, etc..

Existem adoçantes que são uma mistura de vários adoçantes (multiadoçantes) que geralmente são vendidos em pacotes maiores (150g, 300g, 500g) Esses são encontrados nas marcas Lowçúcar, vêm acompanhados com uma colher medidora e são usados em doses pequenas como o adoçante de envelopinho, a vantagem é que assim evita-se a super dosagem ;

Para o uso Culinário, encontramos as marcas TAL e QUAL, Lowçúcar , esses podem ser usados na mesma proporção do açúcar comum, 1 medida (colher de sopa ou medidor que já vem junto) de multi-adoçante = 1/3 de xícara de adoçante culinário = 1/2 xícara de TAL e QUAL = 1 xícara de açúcar comum para uma determinada receita basta fazer as equivalências de acordo com cada adoçante.

Fique muito atento ao consumir adoçante, ele é um substituto do açúcar em relação ao paladar, no entanto, é preciso ficar atento pois adoçantes podem ser calóricos ou não. Thaís













A soja




A Soja na prevenção de doenças!A soja é a única leguminosa composta pelos nove aminoácidos essênciais ao organismo humano, sendo assim classificada como uma proteína completa e de alta qualidade.

Seus benefícios nutricionais incluem o fato de serem boas fontes de fósforo, potássio, vitaminas B, zinco, ferro e a vitamina antioxidante E.

Os grãos de soja são compostos por 30% de carboidrato (do qual 15% é fibra), 18% de óleo (85% não saturado), 14% de umidade e 38% de proteína. Seus benefícios nutricionais incluem o fato de serem boas fontes de fósforo, potássio, vitaminas B, zinco, ferro e a vitamina antioxidante E.

Vários estudos científicos comprovam a ação da soja na prevenção de doenças, como problemas de coração, alguns tipos de câncer, osteoporose, mal da Alzheimer e sintomas da menopausa nas mulheres. Por fornecer os aminoácidos essênciais, é um excelente alimento para quem quer obter ótimos resultados na prática de atividades físicas acelerando na recuperação dos músculos. É importante no combate de problemas cardíacos, pelo fato de aumentar o (HDL), colesterol bom e diminuír o LDL (colesterol ruim, além disso ela inibe a oxidação do colesterol e impede a formação de coágulos e o crescimento das células que formam placas nos vasos sanguíneos.

No Brasil, pesquisas do Instituto Nacional do Câncer mostram que o consumo do grão pode diminuir o risco de se contrair câncer na região das mamas, em função da ação das isoflavonas, que são substâncias denominadas de fitoestrógenos por apresentarem semelhança estrutural com os hormônios estrogênicos, encontrados em maior concentração nas mulheres, podendo assim ser usadas durante a menopausa, como alternativa à reposição hormonal. Entre as pesquisas mais recentes envolvendo os benefícios da soja para a saúde e na prevenção de algumas doenças destaca-se um estudo sobre o mal de Alzheimer.






Nenhum comentário:

Revista Época

Receita para emagrecer: amor próprio

Você já percebeu que muitas pessoas são viciadas em cigarro, drogas, álcool, dinheiro, poder, trabalho, sexo, comida? O que há em comum em todas essas situações? Uma resposta seria a necessidade de fugir e a outra de sentir prazer, só que infelizmente por caminhos destrutivos. Todas são maneiras de preencher um vazio interno com algo externo. Com isso, a frustração e a insatisfação permanecem, diminuindo cada vez mais a auto-estima, pois a pessoa se sente incapaz.

Estamos num momento em que a busca pelo TER infelizmente sobrepõe-se facilmente ao SER. O que acontece? Por que as pessoas acreditam que ao obterem algo material ou externo, suas vidas mudarão? Por que, mesmo apesar dessa busca incessante, há tanta ansiedade, tensão, doenças? Por que tantas pessoas infelizes, sofrendo, sentindo-se sozinhas e principalmente, com uma sensação profunda de vazio? A solidão só é sentida quando a própria pessoa se abandona. Todos podem até te abandonar, mas você não pode nunca fazer o mesmo.

Do ponto de vista emocional, qualquer fuga é negativa, pois sempre que se foge de uma situação, na verdade se está fugindo dos próprios sentimentos. Ou, o que é pior, representa uma fuga de si mesmo e do que está dentro de si, ainda que inconsciente.

Por isso, mesmo depois de ter saciado sua vontade, sentido prazer - momentâneo, claro - o vazio continua.

Resultado: frustração, angústia, insatisfação e a sensação cada vez mais forte de não ser capaz, ou seja, a auto-estima despenca e a culpa se faz presente. Você já parou para pensar qual a causa desse vazio? O que está faltando? O que está buscando de verdade? Faça uma reflexão profunda consigo mesmo e ouça a resposta.

Você pode responder que falta dinheiro, sucesso, amor, reconhecimento, aprovação, mas será que buscando preencher esse vazio com algo externo, você consegue preenchê-lo? Com certeza poderá te causar mais angústia, não é mesmo? Na verdade, falta algo básico: amor-próprio. Já pensou nisso?

E como se amar? Conhecendo-se. Afinal só podemos amar quem conhecemos. Para isso é preciso desenvolver o autoconhecimento. Isso é ter consciência de suas emoções, necessidades, saber quem você é, o que quer, o que pensa, quais são seus valores, desejos, sonhos e principalmente, o que sente.

Pergunte-se agora: "O que estou sentindo?" Qual é a resposta que vem na sua cabeça? Ouvindo a resposta, procure respeitar o que sente, agindo de acordo com esses mesmos sentimentos. Trate-se com mais carinho, seja amoroso com você, da mesma forma que seria com alguém que ama. Afinal:

"NÃO PODEMOS AMAR NINGUÉM MAIS DO QUE NOS AMAMOS,
E NÃO PODEMOS RECEBER AMOR DE ALGUÉM,
ENQUANTO NÃO RECEBERMOS O NOSSO PRÓPRIO"